PESQUISE NUMA BOA

sábado, 4 de outubro de 2008

O FUTSAL






E o futsal, como está contribuindo para aumentar o vocabulário da língua especial do futebol? O Brasil sedia, nesse ano de 2008, o Campeonato Mundial de Futebol de Salão, esporte oficialmente reconhecido e disciplinado pela FIFA. Com a vitória por 7 a zero, hoje, dia que antecede as eleições municipais brasileiras, em Brasília a nossa Seleção de Futsal deu um chocolate na Rússia. Ouvimos esse termo ser empregado nos comentários do SporTV, canal a cabo da Globo. Muitos narradores e comentaristas, ao transmitirem essa modalidade esportiva tão parecida com o futebol tradicional utilizam termos e expressões consagrados nos gramados de todos os estádios, onde a bola rola, a grama cresce e as firulas acontecem.
Dizemos que o Futsal é parecido com o futebol de campo, mas poderíamos dizer também que suas táticas são de muitos outros esportes, como as do basquete, do futebol americano e do hockey de patins. Já vemos aí uma expansão de métodos e, quem sabe, de usos de termos e expressões dessas outras modalidades esportivas.
É só ficarmos de ouvidos ligados, pois a bolinha do futsal foi a responsável pelo aparecimento do famoso “elástico”, jogada quase mágica, tão bem executada pelos jogadores que fazem a diferença dentro da quadras ( 40m X 20m ), eternizada por Rivelino, em seus tempos áureos e, atualmente, o grande Falcão.
Vamos trazer para vocês tudo o que de novidade surgir durante esse Campeonato Mundial de Futsal, quando estaremos torcendo para que o Brasil seja campeão.
Até a próxima

Nenhum comentário: