PESQUISE NUMA BOA

terça-feira, 15 de julho de 2008

20 de Maio de 2007

O GOL MIL DE ROMÁRIO

Valeu, Romário!
Esses mil gols que você marcou em toda a sua história de vida como jogador de futebol representam o seu esforço, denodo e perseverança nesse esporte espetacular que esfacela corações, despertando as mais incríveis paixões na alma humana.Referencialmente, isto é, sem metáfora alguma, o cardinal mil indica o número ou quantidade dos elementos constituintes de um conjunto. É interessante destacar que se diferencia do ordinal, porque o ordinal introduz ordem e dá idéia de hierarquia, etc, etc. Mas MIL é mesmo um número especial, meio mágico, pois a sua representação simbólica, em algarismos arábicos, junta o primeiro número da série infinita da contagem matemática, com os zeros, formas redondinhas, que, isoladas, nada significam.MIL representa a própria superação do homem em feitos de qualquer tipo de esporte, de lutas, de qualquer coisa. É um numero hiperbólico por natureza. Querem ver? É só se lembrar da magnífica marchinha de carnaval, de Zé Kéti:
“Tanto riso, oh quanta alegria, Mais de mil palhaços no salão, Arlequim está chorando pelo amor da Colombina, No meio da multidão....”
É de mais!Esse número MIL traz à nossa mente muita coisa desmesurada. Vamos recordar: As mil (e uma) noites, dos contos lidos na infância;As mil milhas disputadas em corridas de automóvel, com empolgantes narrações radiofônicas;Os mil olhos do Dr. Mabuse, de Fritz Lang, o mais perverso dos grandes cineastas;Nomes de lojas comerciais que vendem qualquer coisa – Mil e Um tem de tudo! - Êta lojinhas de conveniências, legais!;Doces amanteigados deliciosos - pura guloseima de sabor inigualável - conhecidos popularmente como Mil Folhas - o suplício dos gordinhos.;A gostosa gíria da gorotada, dizendo que o “cara estava a mil” ;A marca de um popular veículo, que já foi o objeto do desejo de grande parte da população brasileira de baixa renda, o VW - Gol mil;Para sermos um pouco mais prolixos, podemos dizer que o fabuloso milhar estava presente também na Idade Média, como, por exemplo, na obra de Ramon Liull (1232-1326), "A paremiologia medieval: o Livro dos Mil Provérbios”. E como sabemos, o provérbio certifica a verdade, marca o amor do homem e honra a Deus.Assim, deixemos-nos envolver pela magicidade desse milhar, reverenciando a conquista formidável do GOL MIL DE ROMÁRIO, feito hoje(20 de maio de 2007), em São Januário, jogando contra o Sport Clube do Recife. E como falamos de provérbios, frases da sabedoria popular que certificam, de modo breve, a verdade de muitas coisas, deixemos, também, aqui registrados dois deles, que surgiram há muito tempo – lá na Idade Média – e que atravessaram os séculos, mas dizem, de diversas maneiras, as formas pelas quais o homem constrói a sua história pessoal. Podemos dizer que os provérbios que escolhemos possuem as virtudes desse impressionante jogador de futebol, o nosso Romário, sempre PACIENTE, ESPERANÇOSO e VENCEDOR.Romário foi isso, a vida inteira. Portanto, poderia, perfeitamente, ser o arauto dessas duas máximas:
AMA A PACIÊNCIA PARA QUE A POSSAS SUSTENTAR E, ENTÃO, O HOMEM PACIENTE NÃO SERÁ VENCIDO.QUEM TEM O PODER DA ESPERANÇA NÃO É VENCIDO.
Parabéns, Romário. O futebol brasileiro e mundial agradecem.


Postado por Professor Feijó às 10:07 PM 0 comentários
17 de Maio de 2007





Depois que o Fluminense deu uma chinelada no Brasiliense, no Maracanã, preparando a sua classificação para a final da Copa Brasil desse ano de 2007, ontem à noite, o veterano atacante Dimba, no final do jogo, reclamou muito da arbitragem. Penso que sem nenhuma razão, mas disse, isso sim, uma grande besteira.O repórter foi ouvi-lo e todos nós ficamos espantadíssimos. Disse o atacante do Brasiliense aos microfones, lá no gramado:- "A arbitragem foi um caso de polícia Federal e FMI".Que é isso, Dimba? Polícia Federal no lance? Talvez porque seu time seja de Brasília ou porque você tenha misturado coisas muito comuns lá pela capital da República, como POLÍCIA FEDERAL, JUIZ, BRASÍLIA, CONFUSÃO, ROUBALHEIRA.
Mas, convenhamos, Dimba, você quis mesmo é dizer FBI, não foi? Assim poderia fazer algum sentido, pois o FBI está ligado semanticamente a POLÍCIA, CRIME, ROUBALHEIRA, etc.
Com essa pérola, Dimba entrou para o ANEDOTÁRIO DO BESTEIROL FUTEBOLÊS e vai ficar ao lado de outros craques, que também falaram muita besteirinha engraçada, como Jardel do Grêmio e do Porto, Prazeres do Bahia, João Pinto do Porto, Manga do Botafogo e o famoso Dadá Maravilha.*
Essa foi demais! Até a próxima.
*Curiosidades e muitas outras coisas sobre a BOLA é o que não falta na 2ª Ed. do nosso livro BALANÇANDO O VÉU DA NOIVA, revisto e aumentado, cujo lançamento está marcado para breve.
Postado por Professor Feijó às
8:32 PM 0 comentários

Nenhum comentário: