Parada é um substantivo com muitos significados na língua. Vejamos: A) Ação ou efeito de parar; B) Local onde os ônibus param para apanhar os passageiros; C) Paralisação; D) Formatura militar; E) Desfile informal não militar como uma atração; F) Lance, mão de um jogo; G) Valor que se aposta em cada lance; H) Defesa de um golpe; I) Golpe de capoeira; J) Empreendimento ou posição difícil; L) Indivíduo ou animal difícil de ser controlado; M) Pessoa ou coisa muito bonita, atraente; N) Quantia pela qual se contrata uma corrida de cavalos ou rinha de galos;O) Aposta que se faz aí nessa corrida ou nessa rinha; P) Interrupção repentina; Q) Relação de músicas etc, Parada de sucesso. R) Situação muito complicada, parada indigesta; S) Encarar um desafio, topar a parada.
Atualmente está em moda na linguagem especial do futebol, usada pelos locutores de rádio e Tv, quando os jogadores vão cobrar as penalidades máximas, os pênaltis. A discussão é se vale ou não vale a tal parada, ou melhor, a tal paradinha.
Mas parada que a gente mais ouvia era a parada militar e lá ninguém fica parado ou melhor, os soldados estão é desfilando, marchando e os carros de combate, tanques de guerra, aviões, tudo está em movimento. Então, por que parada? Vamos explicar a seguir. Voltemos ao futebol. Na cobrança do pênalti até que o jogador pára antes de chutar a bola. Aí a gente entende. Ele pára. Ele dá uma parada. Dá até uma paradona muito discutida, chegando ao deboche, como aconteceu recentemente no jogo entre Atlético Paranaense e Palmeiras, quando o goleiro Marcos ficou estatelado no chão e a bola entrou do outro lado, depois que o jogador do Atlético Paranaense deu uma parada. Melhor, uma paradona. Mas de onde vem essa palavra, em português? PARADA é um substantivo feminino, formado pelo processo de CONVERSÃO, que consiste em criar uma palavra nova sem acréscimo ou supressão de sufixo, por mudança de classe ou de função ou por passagem de nome próprio a comum e vice-versa. Estão no primeiro caso: o porquê; o quê; o contra; as fobias (elemento grego que significa aversão) e no segundo caso: jérsei, havana, judas. Parada vem do particípio do verbo PARAR. É um substantivo, oriundo de uma forma verbal, portanto trata-se de uma conversão (primeiro caso). Voltando às tropas militares. Elas param para serem passadas em revista pelas autoridades competentes. Cobrando o pênalti, o jogador pára mesmo e faz aquele gol, deixando o goleiro atrapalhado, confuso, desconcertado (com –s- é estragado, desarranjado, desordenado). Parada é um substantivo até muito produtivos, pois atualmente está com a bola cheia: parada, paradinha, paradona.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário