PESQUISE NUMA BOA

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

AUDIÊNCIA

A linguagem dos esportes está cheia de vida. Principalmente a linguagem dos esportes de massa. Aliás, o leitor sabe por que dizemos que um esporte é de massa? O que nos vem logo à mente é o futebol. Este esporte é de massa porque uma multidão está quase sempre presente nas arquibancadas ou em volta do alambrado dos campos de futebol e, além disso, as partidas são transmitidas pelas ondas de rádio até um grande público, por locutores e comentaristas especializados. E a televisão? Essa é a grande vedete do espetáculo, não nos esquecendo dos jogadores, obviamente. Pois é! A divulgação da partida pelo rádio e pela televisão, além dos comentários no dia seguinte nos jornais, faz com que o espetáculo seja visto, ouvido e comentado por milhares de pessoas, das quais nada sabemos a não ser que apreciam muito este esporte. São receptores sem rosto, anônimos, mas que existem e torcem, muitas vezes, fanaticamente. Eles se manifestam e são medidos, contabilizados, mas nunca identificados. Interessam aos institutos de pesquisa e são disputados pelo poder econômico que domina os aparelhos de divulgação de mensagens. A isso se chama AUDIÊNCIA.

Nenhum comentário: