PESQUISE NUMA BOA

sexta-feira, 26 de junho de 2009

RACISMO E "OTRAS COSITAS MAS"

O jogador argentino do Grêmio de Porto Alegre, Maxi López, chamou o cruzeirense mineiro, Elicarlos, de macaco. Ora bolas, deixando um instantinho de lado o incompreensivo e nauseante racismo, acho que esse argentino ruim de bola tem mais cara de “maricon” do que de centro-avante. E aí também discriminei, mas bem feito para ele, quem mandou deixar seus impulsos falarem mais alto do que seu futebol. Só falta agora o presidente apedeuta do Brasil vir à TV e dizer que isso é coisa de "branco de olhos azuis", para azedar mais o pudim... Cruzes! Sai fora!

ATÉ A PROXIMA

quarta-feira, 10 de junho de 2009

FUTEBOL É CONJUNTO

Esse negócio de Copa do Mundo disputada por seleções dos melhores jogadores de seus países é uma bobagem para o esporte e um grande negócio para muita gente ganhar muito, mas muito dinheiro mesmo. Armando Nogueira já havia dito, há muitos anos atrás, que, no futuro, as copas do mundo seriam disputadas por times e não mais por países. Isso eu já comentei e publiquei em meus livros e no meu Blog. Mas ainda vai levar muito tempo para acontecer essa mudança. O fato é que, no momento, nenhuma seleção de qualquer país ganha de alguns times aqui do Brasil, que se apresentam bem organizados, como o Corinthians, o Internacional de Porto Alegre, o Vasco da Gama e até mesmo o Brasiliense, da segunda divisão do Campeonato Brasileiro em curso. Isso porque futebol é, em primeiro lugar, conjunto. Em segundo lugar, desempenho individual e em terceiro lugar, organização. Debaixo desse tripé os times se formam melhor do que as seleções de cada país, que vão buscar seus jogadores nas equipes que se destacam nos campeonatos regionais ou nacionais, sem muito tempo para treinar. Vejam o que acontece agora com a Seleção Canarinho. Nunca se sabe se vai jogar um centro-avante ou outro. Será Pato ou Nilmar. Será esse ou aquele; será um ou outro? É claro que essa exuberância de talento é um alento, que o diga a atuação de Kaká, sempre espetacular. O Brasil, certamente, vai se classificar, mas o que discutimos é que SELEÇÃO tem que rimar com ASSOCIAÇÃO que no fundo, no fundo é CONJUNTO e isso caracteriza o “football association”. Aos poucos ajustam-se os jogadores a uma forma bonita de jogar e o futebol brasileiro estará, mais uma vez, representado numa copa, dessa vez na África, em 2010.


ATÉ A PRÓXIMA

quarta-feira, 3 de junho de 2009

UM VAI-E-VEM ETIMOLÓGICO NO FUTEBOL

A bola vai rolar nos gramados brasileiros de muitas capitais que vão receber as seleções de futebol para a Copa do Mundo de 2014. Os gramados ou relvados como dizem os nossos irmão portugueses, devem ser muito bem cuidados com grama de excelente qualidade. E por falar nisso, vejam que coisa interessante acontece com a nossa língua.

Palavras de origem não latina, por exemplo, gregas, como telefonema e grama (peso, gramma ) mudam de gênero, passando do masculino grego para o feminino português, por influência da vogal temática –a, sentida como forma de feminino, pois, em português, palavras terminadas (tema) em –a são do gênero feminino. Mas o contrário também acontece. É o caso de grama (planta) que vem do latim gramen, onde o –a final foi atraído (e traído) pelo gênero feminino. Mas, como sempre há especulações em torno das origens, o grande filólogo alemão, M. Lübke, viu a possibilidade de ter existido uma forma de plural, gramina, tomada como singular. Portanto, enquanto o gado pasta nos verdes campos coberto por boa grama, seu peso aumenta em muitos gramas. Perceberam ?

ATÉ A PRÓXIMA