PESQUISE NUMA BOA

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

BANDEIRINHA SOFISTICADA



BANDEIRINHA é o auxiliar de arbitragem nas partidas de futebol, que assinala as faltas, impedimentos, laterais, levantando uma pequena bandeira (vermelha ou amarela ou quadriculada em vermelho e amarelo). O diminutivo é afetivo. BANDEIRA e BANDEIRINHA são casos de metonímia. O termo BANDEIRINHA, com valor denotativo, isto é, o que realmente significa, é uma pequena bandeira (daí BANDEIRINHA) pregada em estacas nos ângulos retos da figura geométrica retangular, que delineia o campo, onde se pratica o jogo futebol. De lá é cobrado um tiro direto à meta adversária, o escanteio ou córner, ou ainda, tiro de canto. Atualmente, muitos locutores e comentaristas esportivos, principalmente os da Rede Globo de televisão e os do canal a cabo SPORTV empregam a expressão auxiliar da arbitragem, uma forma afetada de falar, querendo sofisticar um esporte tão polpular como o futebol. Parece que não há razão para isso. Aliás, o único narrador de futebol pela televisão que sempre viu o futebol como esporte eminentemente popular e, por isso mesmo, narra as partidas com um vocabulário criativo e expressivo é o locutor esportivo Sílvio Luís. Sua voz inconfundível coloca a fantasia no lugar da fantasia, porque o emocional do futebol fantasia a realidade em todos os sentidos. E é assim que tem de ser. É assim que o povão gosta. Esse tal de auxiliar de arbitragem será sempre BANDEIRINHA, queiram ou não queiram os "intelectuais" que migraram para o jornalismo esportivo...



Até a próxima.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

PARADA, PARADINHA, PARADONA

Parada é um substantivo com muitos significados na língua. Vejamos: A) Ação ou efeito de parar; B) Local onde os ônibus param para apanhar os passageiros; C) Paralisação; D) Formatura militar; E) Desfile informal não militar como uma atração; F) Lance, mão de um jogo; G) Valor que se aposta em cada lance; H) Defesa de um golpe; I) Golpe de capoeira; J) Empreendimento ou posição difícil; L) Indivíduo ou animal difícil de ser controlado; M) Pessoa ou coisa muito bonita, atraente; N) Quantia pela qual se contrata uma corrida de cavalos ou rinha de galos;O) Aposta que se faz aí nessa corrida ou nessa rinha; P) Interrupção repentina; Q) Relação de músicas etc, Parada de sucesso. R) Situação muito complicada, parada indigesta; S) Encarar um desafio, topar a parada.


Atualmente está em moda na linguagem especial do futebol, usada pelos locutores de rádio e Tv, quando os jogadores vão cobrar as penalidades máximas, os pênaltis. A discussão é se vale ou não vale a tal parada, ou melhor, a tal paradinha.



Mas parada que a gente mais ouvia era a parada militar e lá ninguém fica parado ou melhor, os soldados estão é desfilando, marchando e os carros de combate, tanques de guerra, aviões, tudo está em movimento. Então, por que parada? Vamos explicar a seguir. Voltemos ao futebol. Na cobrança do pênalti até que o jogador pára antes de chutar a bola. Aí a gente entende. Ele pára. Ele dá uma parada. Dá até uma paradona muito discutida, chegando ao deboche, como aconteceu recentemente no jogo entre Atlético Paranaense e Palmeiras, quando o goleiro Marcos ficou estatelado no chão e a bola entrou do outro lado, depois que o jogador do Atlético Paranaense deu uma parada. Melhor, uma paradona. Mas de onde vem essa palavra, em português? PARADA é um substantivo feminino, formado pelo processo de CONVERSÃO, que consiste em criar uma palavra nova sem acréscimo ou supressão de sufixo, por mudança de classe ou de função ou por passagem de nome próprio a comum e vice-versa. Estão no primeiro caso: o porquê; o quê; o contra; as fobias (elemento grego que significa aversão) e no segundo caso: jérsei, havana, judas. Parada vem do particípio do verbo PARAR. É um substantivo, oriundo de uma forma verbal, portanto trata-se de uma conversão (primeiro caso). Voltando às tropas militares. Elas param para serem passadas em revista pelas autoridades competentes. Cobrando o pênalti, o jogador pára mesmo e faz aquele gol, deixando o goleiro atrapalhado, confuso, desconcertado (com –s- é estragado, desarranjado, desordenado). Parada é um substantivo até muito produtivos, pois atualmente está com a bola cheia: parada, paradinha, paradona.
Até a próxima.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

C E N I S M O

Você sabe o que é cenismo ? Isso mesmo! Cenismo é um empréstimo lingüístico. É um estrangeirismo. Uma palavra de uma língua estrangeira, diferente do Português, pronunciada ou escrita, por alguém. No futebol há alguns cenismos, isto é, expressões da língua inglesa que se usam normalmente, quando alguém fala desse magnífico esporte. São exemplos de cenismos ou estrangeirismos: fre-kick (o goleiro coloca a mão na bola fora da grande área); toss (arremesso da moeda ao ar, pelo juiz da partida, para ver quem escolhe o lado do campo de jogo). Também são cenismos as duas letras “WM” e “WO” . WM foi um sistema de jogo, criado em 1927 pelo técnico inglês, Herbert Chapman, do Arsenal de Londres. A posição dos jogadores de defesa, em campo, formava a letra “W” e a posição dos jogadores de ataque formava a letra “M”. Já “WO” é a abreviatura do termo inglês walkover, que significa marcha concluída. Designa o evento esportivo em que o adversário não comparece em campo, sendo dada a vitória ao que compareceu.
Como você sempre lê esse Blog, nunca vai perder por “WO”.

Até a próxima